06 dicas para decorar a sua casa no estilo escandinavo

Uma tendência que está encantando arquitetos e decoradores por todo o mundo, a decoração escandinava é um estilo que se originou nos países nórdicos, como a Dinamarca, a Noruega e a Suécia.
Por se tratar de uma região onde o inverno é rigoroso, criou-se uma cultura típica local que valoriza passar mais tempo dentro de casa. Por consequência, tornou-se comum investir na decoração e no bem-estar da família. Dando preferência em transformar o lar em um verdadeiro ninho, com muito aconchego e conforto para morar e receber os amigos.

Confira a seguir algumas dicas para incluir a decoração escandinava em seu lar, com um toque de simplicidade e funcionalidade que é característico desse estilo de decoração.

 1- PALETA DE CORES

A paleta de cores da decoração escandinava é baseada em tons neutros e suaves, como branco, cinza e bege, que trazem serenidade, elegância e a sensação de amplitude aos ambientes, além de serem uma forma de compensar os dias escuros do inverno, trazendo mais luz e luminosidade para os espaços internos.

2- MÓVEIS

Outro ponto importante para inserir a decoração escandinava em seu lar é a escolha do mobiliário, móveis de linhas simples e minimalistas, em tons de madeira natural, branco ou cinza claro são apostas certas. Adicione almofadas de lã ou couro e mantas para trazer aconchego ao ambiente.
Use móveis funcionais, com linhas retas e sem muitos detalhes. A funcionalidade é muito valorizada na decoração escandinava.

3- TEXTURAS

As texturas naturais desempenham um papel fundamental na decoração escandinava, trazendo um toque de rusticidade e aconchego aos ambientes, além de serem uma forma de conectar-se com a natureza em meio à vida urbana.
Texturas como madeira, lã e algodão, garantem a sensação desejada neste estilo.

4- ELEMENTOS DECORATIVOS

Não se esqueça dos detalhes, acrescente elementos decorativos simples e discretos, como velas, almofadas, tapetes e quadros minimalistas. Evite exagerar na decoração e mantenha o ambiente organizado e limpo.
Mantenha o ambiente livre de distrações e objetos desnecessários. A decoração escandinava valoriza a simplicidade e a serenidade

5- ILUMINAÇÃO

Outra característica importante da decoração escandinava é a iluminação. O uso de luminárias de teto ou de chão, com luzes quentes e suaves, é fundamental para criar um ambiente acolhedor.
Use luz natural sempre que possível e adicione luzes artificiais suaves e indiretas para criar um clima aconchegante.
Além de criar um clima acolhedor, a iluminação adequada na decoração escandinava pode melhorar a qualidade do sono, aumentar a produtividade e reduzir o estresse, trazendo inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar.

6- PLANTAS

A exaltação a natureza é outra característica presente no estilo escandinavo de decoração. Adicione plantas para trazer vida e frescor ao ambiente. As plantas também ajudam a purificar o ar e melhorar a qualidade do ar interno.

Com essas dicas, você pode facilmente trazer um pouco da beleza e elegância da decoração escandinava para o seu lar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados